Vida Selvagem e Biodiversidade
Segundo publicação da Embrapa, 2013, no Pantanal há 582 espécies de aves (Nunes, 2011), 152 mamíferos (Tomas et al. 2011), 127 répteis (Strussmann et al. 2007), 44 anfíbios (Strussmann et al., 2007), 269 peixes (Britski et al. 2007) e grande número de invertebrados pouco conhecidos.
Centenas de espécies do Pantanal estão representadas nas variadas fitofisionomias encontradas na grande área preservada do Pouso Alegre Lodge. Sua ocorrência está devidamente registrada em nossas listas de espécies de plantas e animais.
O Pouso Alegre situa-se no município de Poconé, a 133km de Cuiabá, em ponto privilegiado do Pantanal Norte, que corresponde ao Sul do estado de Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil.
Partindo de Cuiabá, são 100km de asfalto até Poconé e 33km pela Rodovia Transpantaneira, de terra, até a entrada da fazenda. O acesso à pousada é por uma estrada-aterro de 7km, transitável o ano todo, com excelentes condições para a observação de flora e fauna.
Baixe aqui as coordenadas da pousada e a rota de acesso a partir de Cuiabá.
Trilhas
Uma série de trilhas espalhadas por cada setor da fazenda dá acesso a diferentes ambientes, como: matas secas, matas inundáveis, savanas, campos e brejos, oportunizando o avistamento de todo tipo de fauna nativa do Pantanal. Pode-se optar por realizá-las antes ou depois do café, ou mesmo ao entardecer (com exceção das que interferem no ambiente das 'esperas' da tarde).
Alvorada
Ao redor da pousada há corpos d'água e brejos onde a atividade matinal de pássaros, jacarés e outros animais incentiva a acordar para ver o sol nascer ao ar livre.
Esperas
Os hábitos vespertinos da fauna pantaneira podem ser observados de maneira discreta, durante os fins-de-tarde, em abrigos com visão para poços e brejos que, no auge da seca, servem de bebedouro a antas, tamanduás, cervos e veados, quatis e muitos outros mamíferos, além de várias aves de médio-porte.
Focagem
Ao anoitecer, começa a atividade de várias espécies de animais do Pantanal, que é observada pelos hóspedes em safaris noturnos em veículos apropriados, antes e após o jantar, ao longo da estrada-aterro e outras vias que estejam em condições de trânsito, quando, com a ajuda de lanternas e faroletes, se pode avistar jacarés, capivaras, veados, cervos, raposas, antas, tamanduás, felinos e outros.
Cavalo
No passeio a cavalo, realizado em animais dóceis e de fácil comando, os hóspedes podem ter um ponto de vista elevado o bastante para divisar grandes distâncias nos campos da planície pantaneira, além de percorrer trechos inacessíveis a outro meio de transporte.
Barco
O passeio de canoa é programado com antecedência, para uma visita ao Rio Clarinho, pousada parceira com margem para o Rio Claro, que durante a seca atrai variada fauna em busca de alimento, além de prestar-se à divertida pesca de piranha.