top of page
pousoalegre_logotipo_100.png

O Norte do Pantanal, por sua característica de grandes áreas praticamente intocadas que levam a uma incrível abundância de vida selvagem, é um dos últimos refúgios da maior arara brasileira.

Vale observar que um dos lugares preferidos para poleiro-dormitório das araras na fazenda são grandes árvores próximas da pousada como Manduvis (Sterculia striata) e Tarumeiros (Vitex cymosa), além de Carandás (Copernicia alba) e Acuris (Scheelea phalerata), que são muito apreciados por essas aves de bicos fortes e especializados para quebrar os cocos e alcançar as castanhas.

Havia mesmo, ao lado do curral próximo aos apartamentos dos turistas, um oco de árvore com um ninho já usado há anos por um casal. Certa vez, esse ninho foi invadido por formigas, expulsando o filhote que foi encontrado caído ao chão, mas com vida. Prontamente, foi construída uma "casinha" de madeira no tarumeiro mais próximo, onde o filhote foi acomodado e pôde continuar sendo cuidado pelos pais (sobreviveu e já é adulto), que na cria seguinte voltaram a usar o ninho original. A árvore acabou caindo, há poucos anos, mas as araras, hoje, dispõem de cada vez mais opções para construir seus ninhos.

Ao longo dos últimos anos vem sendo realizado um trabalho de mapeamento e plantio de novas mudas das árvores que se prestam ao sustento e principalmente para ninhos das araras azuis, em especial o Manduvi.

00-casa-a-Psit-Anodorhynchus yacinthinus
bottom of page